Como usar a nota do ENEM para entrar na universidade

ENEM

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já se tornou a principal porta de entrada para a tão sonhada faculdade. Se você já fez ou pretende fazer o Enem, você sabe como  utilizar sua nota para ingressar no Ensino Superior?

Ao longo dos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a reconhecer a  relevância  do ENEM e a utilizar a prova como substituta ou como complemento de seus respectivos vestibulares.

Saiba como você pode utilizar a sua nota do Enem:

Entrar em uma universidade pública pelo Sisu

Muitas universidades estaduais e federais já oferecem vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é um programa do governo no qual os candidatos são escolhidos pela nota que obtiveram no Enem.

As inscrições são abertas duas vezes ao ano e para participar é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. Quanto maior for a nota, maiores são as chances de passar.

A pontuação  mínima para obter uma  vaga, ou o peso que será atribuído em cada uma das provas do Enem, ficam a critério das universidades.

Algumas universidades oferecem apenas uma porcentagem das vagas pelo Sisu e o restante é preenchido através do vestibular próprio da instituição. Outras já aboliram completamente o vestibular tradicional e disponibilizam todas as suas vagas por meio do Sisu. Além disso, o programa do governo também conta com o sistema de cotas, que reserva parte das vagas para pessoas que cursaram o ensino médio em escola pública, assim como pessoas pretas, pardas e indígenas.

Você pode conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que participaram do Enem. O candidato precisa ter feito a última edição do Exame para concorrer à seleção.

Para as vagas que não são preenchidas na primeira etapa, abre-se um novo período de inscrição. Neste caso, quem fez o Enem em anos anteriores (a partir de 2010) pode concorrer às bolsas remanescentes. Assim como o Sisu, as inscrições abrem duas vezes ao ano, normalmente nos meses de janeiro e junho.

O ProUni exige que os candidatos tenham atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas objetivas e nota superior a zero na redação. Já para a avaliação socioeconômica, é preciso ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas de 100% e de até 3 salários mínimos para bolsas de 100%. Lembrando que o ProUni também é adepto do sistema de cotas.

Financiamento estudantil pelo FIES

Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é possível conseguir um financiamento a juros baixos e começar a pagar a faculdade só depois de formado.

A partir de 2015, o programa começou a exigir que os candidatos apresentassem a nota do Enem. Isto é obrigatório para todos aqueles que concluíram o ensino médio a partir de 2010.

A exemplo do ProUni, o FIES também exige que o aluno tenha obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa.mo os demais, abrem duas vezes ao ano.

Complementar a nota do vestibular

Algumas universidades, principalmente as públicas, costumam aceitar a nota do Enem como parte da pontuação do vestibular tradicional. O candidato precisa fazer as duas provas: do Enem e do vestibular, e sua pontuação final vai considerar o desempenho obtido nos dois exames.

Para saber detalhes sobre como é realizado o cálculo da pontuação final consulte o edital do vestibular da universidade escolhida.

Entrar em uma universidade privada sem vestibular

Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma direta de ingresso. No entanto, para que o diploma de formação seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo MEC. É importante verificar essa informação antes de efetuar a matrícula em qualquer instituição.

Fonte: guiadacarreira

Informativos e Eventos
Unidade Bocaiuva
Unidade Montes Claros
Menu