UNESCO elabora um relatório sobre o futuro da educação

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Em 2021, a Organização das Nações Unidas – UNESCO, elaborou um relatorio cujo título é: “Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação”. Esse relatório  define as metas internacionais de educação, nos quais  identifica as questões que todos os países devem se basear para desenvolver nos seus sistemas educacionais.

As principais questões  a serem repensadas em 2022 são sobre como os educandos devem  estimular  nos alunos uma visão inclusiva voltada para a promoção do bem-estar, a justiça e a paz para todos, bem como as relações sustentáveis com o meio ambiente.

E se norteia nos princípios a seguir:

  • De que todos os educandos devem ter educação de qualidade por toda vida, e fortalecimento da educaçao como um bem comum.
  • De acordo com a UNESCO  a pedagogia seria organizada pela cooperação e a solidariedade onde os alunos pudessem desenvolver capacidades para trabalharem juntos na transformação do mundo.

Este novo contrato social vai falar sobre a educaçao observando:

  • Cooperação e colaboração que deve ser ensinada e praticada por diferentes faixas de idade
  • Desenvolvimento dos princípios de solidariedade, compaixão , ética e empatia – os alunos devem aprender a acolher a diversidade, capacidade de entender o outro.
  • Interconectividade e interdependências – os alunos precisam aprender como as ações dos outros os afetam e vice-versa, por essa razão, as salas de aula e as escolas devem colocar os alunos em contato com outras pessoas que são diferentes deles;
  • Avaliação deve estar alinhada a esses objetivos e ser significativa para o crescimento e aprendizado do aluno.

Ainda de acordo com a UNESCO as disparidades globais significam que a educação ainda não está cumprindo sua promessa de ajudar a moldar futuros pacíficos, justos e sustentáveis, seja por causa das desigualdades sociais, seja porque as mudanças tecnológicas não são adequadamente direcionadas à igualdade, inclusão e participação democrática. E, reafirma no relatório que a educação deva ser reimaginada.

Sobre os currículos , o relatório diz que precisam enfatizar o aprendizado ecológico, intercultural e interdisciplinar. O ensino precisa “deixar de ser considerado uma prática individual para se tornar ainda mais profissionalizado como um esforço colaborativo”.

O relatório  chama as escolas de “instituições globais necessárias que precisam ser salvaguardadas”, mas argumenta que o mundo “deve passar da imposição de modelos universais e reimaginar as escolas, incluindo arquitetura, espaços, horários e agrupamentos de alunos de diversas maneiras”.

Esse novo contrato social é para unir o mundo “em torno de empreendimentos coletivos e fornecer o conhecimento e a inovação necessários para moldar futuros sustentáveis e pacíficos para todos ancorados na justiça social, econômica e ambiental”, é o que diz o relatório e também “defender o papel desempenhado pelos professores.

Fonte: website unesco

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