Durante a pandemia o uso dos aparelhos eletrônicos aumentou em todo mundo . E os mais prejudicados foram as crianças que foram afetadas na coordenação motora, na visão (aumentou a incidência da miopia), a obesidade infantil.
As crianças deixaram de fazer atividades saudáveis como brincar, correr, interagir nos espaços comuns como praças, piscinas, e passaram a ficar mais concentradas nas telas dos aparelhos celulares, computadores e tabletes, e isso provocou muitas doenças mentais, como ansiedade e depressão.
E os professores podem ajudar orientando os pais e alunos a tomar certos cuidados dentro de casa e a escola deve também adotar posturas para auxiliar nesse processo .É dever dos adultos assumir a liderança e planejar o tempo que as crianças e adolescentes ficam em frente às telas.
Veja algumas recomendações:
– Evite a exposição às telas para crianças até os 2 anos de idade;
-Sempre que for possível, os pais devem colocar o conteúdo na televisão , com a imagem aumentada ajuda a descansar os olhos e não comprometer a visão;
-Orientar para que não usem o celulares, tablets e computadores a noite, pois as crianças ficam mais em estado de alerta e tem o sono comprometido
-A escola deve incentivar o professor a passar o aprendizado em uma tela maior na frente da sala;
-Peça para alunos usar tablets e celulares só quando estiverem fazendo atividades que requeiram o uso criativo;
-Monitore os minutos gerais que uma criança gasta na frente de uma tela. Por exemplo: se eles ficam na tela por seis horas na escola todos os dias, os pais precisam definir limites de tempo mais rígidos em casa.
-Alertar os pais para supervisionar o conteúdo que os seus filhos ou alunos estão vendo na internet;
-Utilizar mais livros e cadernos para fazer as tarefas.
A escola deve se aproximar das famílias e das crianças, conversar com elas sobre suas experiências e envolvê-las no debate saudável sobre o uso de telas. E, você professor, tem orientado seus alunos para fazer o bom uso das telas?