Dicas para pais e professores de crianças com TDAH

Educação

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade –  TDAH é um transtorno psiquiátrico que atinge de 4 a 5% de crianças. Em cada 20 crianças, uma vai ter TDAH.É preciso fazer um diagnóstico antes, se realmente essa criança apresenta esse transtorno, aliar terapias, mudar hábitos diários.

O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.

O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é bastante complexo, sendo predominantemente clínico, baseado na observação e relato dos sintomas pelo paciente e pelos seus responsáveis. 

Para começar a validar a hipótese do transtorno, é necessário que se faça presente, no mínimo, 6 sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade em crianças e 5 em adultos. É completamente normal que pessoas saudáveis apresentem alguns sintomas do TDAH, mas quando eles são muitos e apresentam prejuízos funcionais, aí sim deve-se considerar procurar ajuda de um profissional.

O professor geralmente  consegue perceber os sinais do TDAH, pois eles convivem no dia a dia com as crianças, e eles percebem aqueles alunos que destoam mais nos quesitos comportamento, aprendizagem e atenção. Geralmente nas escolas há  uma  avaliação neuropsíquico pedagógica para fazer essa investigação, tem uma escala em forma de questionário para que os pais e crianças respondam.  Após esse procedimento, os pais devem dialogar  com os pais para ver os hábitos das crianças em casa e no ambiente social. A partir daí essas crianças devem ser encaminhadas para uma avaliação mais detalhada com os profissionais que vão trabalhar com essa criança.

Sinais de que a pessoa tem TDAH:

  • Dificuldade de manter atenção, o foco, e é naturalmente distraída para outro estímulo, ou seja para pensamentos internos ou para fatores externos;
  • Frequentemente parece que está ignorando o que a pessoa está falando com ela e na verdade ela está pensando em outra coisa..
  • Dificuldades de organizar tarefas do dia a dia, especialmente aquelas de longos prazos, e de manter-se nelas até o final. A pessoa tende a dar mais atenção para tarefas de curto prazo.
  • É esquecido e perde coisas do dia a dia como carteira, chave, não sabe onde colocou e frequentemente se perde no meio da tarefa. Ex: está escutando um  podcast aí vai na cozinha pegar uma faca aí chega lá ela não sabe o que foi fazer, ela se perde.
  • Frequentemente fala demais ou interrompe no meio da conversa.
  • Não consegue ficar parado, uma inquietude física do corpo, não consegue ficar sentado. Em adultos a pessoa não consegue ter um certo controle de seus pensamentos

Mesmo que você tenha se identificado com todos os sinais, isso não quer dizer que você tem TDAH. O diagnóstico é mais complexo, pois existem muitos fatores na nossa vida que podem afetar a nossa capacidade de atenção e ser confundidos com o TDAH. Até a falta de sono pode ser observada com os  mesmos sintomas de TDAH.Então, é preciso ir no especialista.

Esse transtorno não é uma doença inventada, é um transtorno que existe há muito tempo. Com a ressonância magnética funcional dá para ver que algumas redes neuronais não estão funcionando, o padrão não está adequado. 

Para o melhor convívio e o bem estar dessa criança veja essas dicas: 

  •  Os pais devem estabelecer regras de modo simples e específico : arrumar quarto, pedir sempre que repita as instruções. E é preciso ter paciência.
  • Reforço positivo-  Reforce as expressões como: Você consegue, você é capaz, eu vou te ajudar.Aproveite toda a oportunidade que vc tiver para ajudar essa criança, mas cuidado com o exagero
  • Planeje as atividades- Como essas crianças têm dificuldade de administrar o tempo, ajude a elas planejarem e qualquer  mudança que houver na rotina a criança precisa ser comunicada. O professor pode utilizar de maneira  muito simples colocar todas as tarefas no quadro para facilitar a assimilação das tarefas.
  • Tenha respeito, paciência- Geralmente as crianças não prestem atenção em assuntos importantes ou falam sem pensar. Pois estamos lidando com uma situação médica e não com um desvio de caráter. É preciso ter compreensão.
  • Seja objetivo- Olhe nos olhos dessa criança quando for falar, seja firme. Responda com clareza assim você vai facilitar a compreensão das regras por parte dela. Não faça comparação das crianças em relação a outra
  •  Exerça o diálogo – Sempre converse com essa criança, apoie, pergunte o que ela precisa, como foi seu dia, como foi seu relacionamento etc.
  • O local que a criança deve estudar deve ser mais clean, pois eles distraem com muito estímulo, a mesma coisa na sala de aula
  • Estimule a prática de atividades físicas . Mas, não deixe em excesso.
  • Estimule a independência  não faça tudo para a criança, deixe que ela desenvolva a autonomia
  • O Professor  deve trabalhar com brincadeiras, jogos e regras, ela vai aprender com a derrota, vitórias.

O TDAH possui tratamento?

O TDAH possui tratamento e ele é feito através de uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo, pedagogo e os responsáveis pela criança.

As intervenções psicoterápicas que mais apresentaram eficácia foram as cognitivo-comportamentais e muitas vezes é necessário também o tratamento psicofarmacológico, através de medicamentos receitados pelo psiquiatra.

É muito importante que haja a educação da família por parte dos profissionais de saúde, com informações claras para lidar da melhor maneira possível com os sintomas do paciente. Além disso, é importante que haja intervenções no âmbito escolar para garantir o melhor desempenho possível da criança. Também pode ser necessário tratamento reeducativo psicomotor para melhorar o controle do movimento.

 

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