Os professores sabem como é difícil garantir que os alunos tenham um bom comportamento, engajamento e conexão com o aprendizado. E especialmente, para os professores novatos, isso é ainda mais complexo. E, isso se acentuou mais com a chegada da pandemia. Mas, nada que não possa ser praticado por meio de práticas simples que podem ser aplicadas na sala-de-aula. Confira algumas dicas:
1 – Professor, se posicione de maneira certa.
Use sua voz de forma natural, se você levantar a voz para ter atenção, não será a melhor estratégia. Pode ter efeito contrário. Se você quer que os alunos falem com você de forma agradável, e no tom educado, você tem que dar o exemplo. E ao pedir que façam uma atividade, seja afirmativo, firme e use um tom mais imperativo. E fale apenas quando houver silêncio.Isso fará toda a diferença.
Ao surgirem problemas, tente resolvê-los de forma rápida e com sabedoria. Chame o aluno que está com problemas com indisciplina e diga de forma sincera:” como posso te ajudar?” ou “vamos conversar sobre isso?”. É sempre bom ter uma abordagem positiva, interessada e amiga.
Se o aluno não fez uma atividade, aborda-o assim: Você está com dúvidas? Por isso não fez a atividade? Isso vai despertar a confiança por você nos alunos e, tudo indica que será uma convivência harmoniosa.
2 – Ouça o que seus alunos tem a dizer
Escutar os alunos é muito importante. Dar voz aumenta o engajamento. Além disso, os alunos podem ouvir a opinião dos outros, comentar, argumentar, e cada um tendo o próprio espaço para se fazer ouvir. Isso, fomenta a questão da disciplina, respeito pelo outro e fomenta também a empatia. E o professor, por sua vez, passa a conhecer características de seus alunos que nem imaginavaO aluno precisa fazer questionamentos, construir opiniões e não se preocupar com o que os colegas falem ou pensem. Estimule os seus alunos a fazer perguntas. Motive-os.
3– Estimule o engajamento
Elabore questionários podem ser uma das mais eficazes técnicas de envolvimento do aluno na aprendizagem, pois um dos maiores culpados pela falta de engajamento às vezes nem tem muito a ver com o comportamento, e sim com a compreensão da matéria. E, muitas vezes, o aluno não quer admitir na frente dos outros colegas que não entendeu. E aí, as respostas aos questionários vão demonstrar se estão acompanhando ou não. Limite-se a cerca de 10 perguntas e misture os graus de dificuldade – Mantenha todos em alerta, configure pontos de verificação de perguntas e respostas por meio de aplicativos, use a tecnologia a seu favor.
4– Teste diferentes formas de ensino.
À medida que suas aulas se tornam menos previsíveis, seus alunos ficam engajados por mais tempo.
Fazendo experimentos, criando algo físico, interpretando papéis, movendo-se pela sala de aula. Lembre-se de que isso pode dar muito trabalho, mas definitivamente vale a pena.
Torne-o conteúdo relevante – Especialmente para estudantes adolescentes, vincular seu tópico a algo relevante aos interesses deles é essencial. Se não há nada em suas aulas com que os alunos se identifiquem, por que eles deveriam se preocupar em aprender o assunto?
A descoberta desses interesses pode ser feita por meio de uma simples pesquisa. Depois de obter as respostas de seus alunos, você pode moldar explicações e exercícios em torno de seus interesses.
Dê aos alunos um teste rápido para avaliar a compreensão do tópico e, em seguida, agrupe cada aluno por seu nível de compreensão.
Durante a aula: Apresente a cada grupo atividades estimulantes (discussões, colaborações, resolução de problemas) a fim de consolidar a compreensão.
Dê aos seus alunos a responsabilidade de ensinar a matéria que ele aprendeu. Faça isso de maneira gradual.
5– Utilize a tecnologia
A riqueza de ferramentas educacionais, criativas e colaborativas revolucionou a sala de aula virtual após a necessidade do distanciamento social. Crie uma pasta compartilhada com o material do tópico para os alunos (vídeos, podcasts, palestras gravadas, recursos de leitura, etc.);
Os alunos têm uma curiosidade natural pela tecnologia, então adotá-la pode ser uma estratégia muito boa para aumentar o envolvimento de forma geral