O professor Emerson vai falar sobre o período da Literatura Colonial no Brasil do ano do descobrimento, ou seja,1500 até a Independência que pode ser conteúdo cobrado no Enem para prova de linguagens e também para prova de humanidades.
Veja os principais ensinamentos do professor:
A produção artística deste período colonial do Brasil tem uma produção artística de características específicas. A primeira escola literária foi o Quinhentismo (1500 a 1600). São produzidos dois tipos de literatura: de formação e o Barroco.
Formação – Produzida pelos jesuítas – catequizar os povos originários (índios) e tem como principal representante o padre José de Anchieta a que tinha finalidade de escrever poesias mais simples para catequizar. São poemas de fácil interpretação, fáceis de decorar. São pequenas peças de teatro de cunho maniqueísta o bem contra o mal. Nessa literatura os europeus anularam a cultura do indigena (aculturação) e colocaram as divindades indígenas como vilãs nas suas peças.
Barroco -Em 1600 temos o ínicio ao Barroco que surge como uma corrente artística muito influente na Europa.
O grande representante do Barroco foi o Gregório de Matos que traz poemas que vão questionar o comportamento das pessoas aqui no Brasil .No Barroco, a igreja católica quer demonstrar que é muito poderosa . Traz uma estética bem exagerada, bem opulenta na arquitetura, na escultura e na pintura.
E na Literatura, não vai ser diferente, vai aparecer escolas literárias com poesias exageradas o Cultismo
Literatura – Vai aparecer 3 escolas literárias –
O cultismo palavras difíceis e rebuscadas e trabalhadas
Conceptismo – Jogo de Ideias – o homem em conflito que já experimentou a vida . Exemplo: Sermões do Padre Antônio Vieira
Arcadismo – Última escola literária do período colonial, uma estética que vai surgir para derrubar o exagero, a opulência do barroco,a vida vai ser encarada de forma mais simples. No contexto histórico o Brasil está sofrendo com a cobrança dos impostos.
O arcadismo vai aparecer no meio da Inconfidência Mineira. A literatura vai ser uma valorizar a vida no campo, um exemplo disso é o Bucolismo, o poeta escreve o poema para acabar da tensão social em que vive. Vai ser uma poesia de fuga. O contexto histórico social desse período é muito influente, por isso é muito comum encontrar questões desse período na prova de humanidades, e não necessariamente na prova de linguagens.