Hoje as dicas de Geografia para o Enem é do Prof. André Lima que escolheu o tema comércio internacional e dentro desse tema, o professor explica sobre a OMC- Organização Mundial de Comércio, como o próprio nome diz tem a função organizar o comércio entre os países do mundo todo, principalmente quando as disputas se dão entre os países pobre e países ricos. Essa instituição foi criada em 1995 como um órgão substituto ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatti).
O que a OMC tem feito desde a sua criação em 1995 até os dias de hoje?
A OMC tenta garantir não só um comércio mais aberto mas também um comércio justo, coibindo práticas comerciais desleais como o dumping e os subsídios, que distorcem as condições de comércio entre os países
De acordo com o professor, o Brasil, por exemplo, é um dos países mais ativos na Organização Mundial do Comércio . O Brasil acusa principalmente os países desenvolvidos como Estados Unidos e o Canadá de praticarem o que nós chamamos de subsídios agrícolas. Neste caso, quem vai decidir e os Estados Unidos, podem continuar subsidiando a agricultura será a OMC.
Dentre os encontros que já aconteceram na Organização Mundial do Comércio destaca um que é de fundamental importância chamado Rodada de Doha, que foi a primeira rodada de negociações sob gestão da OMC. Fundada em 1995, esse fórum internacional tem como objetivo coordenar e administrar as regras do comércio global. São 164 países-membros que tomam decisões por consenso, isto é, são necessárias a aprovação de todos.
Após quase duas semanas de negociações, a Rodada Doha, no âmbito das negociações da Organização Mundial do Comércio, fracassou na tentativa de ampliar a liberalização do comércio mundial. A incompatibilidade de interesses dos diversos países é apontada como a principal causa para o fracasso.
A importância da OMC para o Brasil
Ao longo de seus 20 anos de existência, a Organização Mundial do Comércio (OMC) serviu de palco para várias lutas do Brasil contra as políticas comerciais de países e blocos econômicos. Entre os emergentes, o país é um dos mais ativos no sistema de solução de controvérsias da organização.