Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Colégio Excelencia preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaques no de março de 2022 a julho de 2022.
Principais assuntos até o momento:
- Pandemia: Rio de Janeiro foi a primeira capital do Brasil a retirar a obrigatoriedade do uso de máscAra facial.
- Queda do Ministro do MEC- Milton Ribeiro foi exonerado do cargo depois da divulgação de uma gravação pela Folha de São Paulo na qual o ministro afirmava que liberaria verbas do ministério para os municípios indicados por dois pastores a pedido do Presidente Bolsonaro.
- O STF revogou o bloqueio do telegram para impedir fake news
- Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo aconteceram no mês de abril devido às flexibilizações da pandemia de Covid-19. Em destaque temas como a intolerância religiosa, a comunicação, combate ao racismo e às opressões e a importância da água.A Grande Rio conquistou o seu título inédito do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro com uma apresentação sobre a entidade de Exu, uma das mais adoradas pelas religiões de matriz africana.
- Em apenas um ano de gestão do governador Cláudio Castro no Estado do Rio de Janeiro, foram registradas 182 mortes em 40 chacinas. As pesquisas na área de segurança pública consideram como chacina todas as ações com ao menos três mortes.
- A Amazônia teve recorde de alertas de desmatamento em abril deste ano. Os dados foram atualizados e divulgados no início deste mês. É o pior índice para o mês na história do monitoramento feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), que começou em 2015 e passou a registrar dados do primeiro semestre a partir de 2016.
- indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram assassinados e o crime foi cometido por pessoas ligadas à pesca ilegal e ao tráfico de drogas na região. O fato ganhou repercussão nacional e internacional, pois ambos eram conhecidos por defender os indígenas e a Amazônia de atividades criminosas.
- .Mais de 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave, indica pesquisa. Em 2020, eram 19 milhões. O levantamento também mostrou que 125 milhões convivem com insegurança alimentar, o que representa quase 60% da população brasileira.
- O Brasil registrou um aumento acentuado nos casos de Covid-19 em junho. Em um único dia foram registrados 80 mil casos. A explicação para o crescimento dos casos pode estar no abandono das medidas de prevenção, como uso de máscaras, a chegada do frio e tempo seco em algumas regiões, baixa procura por doses de reforço e queda da imunidade após alguns meses de aplicação das doses.
- Mais de 20 casos de varíola dos macacos foram registrados no Brasil em junho. No mundo, já são mais de 3,4 mil casos e uma morte confirmada. Os principais sintomas da doença envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (língua), calafrios e fadiga.
- Nova carta pela democracia da Faculdade de Direito da USP-O atual manifesto, que foi inspirado na Carta aos Brasileiros, de 1977″, busca defesa da democracia e do resultado das eleições. A nova carta pede respeito ao processo eleitoral, à separação dos Poderes e ao Estado Democrático de Direito. A carta afirma-se que o Brasil enfrenta um momento de imenso perigo para a normalidade da democracia, riscos às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Mesmo que a carta não deixe clara e explícita a referência direta ao atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ela se destina a ele, já que o mesmo continua a afirmar, sem ter provas, que o processo de votação através de urnas eletrônicas são suscetíveis a fraudes e que recusará aceitar o resultado das eleições, caso esse não traga a sua própria reeleição. Inclusive, diferentemente da maioria dos presidenciáveis, Bolsonaro não assinou a carta organizada pela Faculdade de Direito da USP.