Conheça os benefícios de aprender um novo idioma

Informativo

Aprender um novo idioma pode ser desafiador, mas pesquisas  científicas recentes confirmam que os benefícios para o nosso cérebro são muito importantes. E é claro, que dominar mais uma língua facilita conhecer novas culturas, favorecer as viagens, trabalho etc. 

Mas, além dos benefícios no desenvolvimento da memória ajuda a  evitar doenças como o Alzheimer. O aprendizado de novas línguas ativa neurônios  tornando a pessoa capaz de processar as informações de diferentes maneiras.  Além de melhorar o desempenho em atividades intelectuais em geral, provas e trabalhos em qualquer área do conhecimento, é um bom exercício para manter a memória preservada.

A língua inglesa, por exemplo, é a segunda mais falada e  disseminada no mundo inteiro e você consegue encontrar alguém que a entenda em qualquer lugar, enquanto o espanhol, é a quarta mais falada. Se você souber as duas então, você vai estar bem nos benefícios que selecionamos para você. Veja:

1) Memória

Publicado pela Academia Americana de Neurologia, o estudo “Speaking Foreign Languages may help Protect your Memory” revela que aprender uma nova língua pode “proteger” memórias antigas, mesmo em adultos.  Falar duas línguas ou mais minimiza as chances de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem só fala uma língua. 

2) Melhora na tomada de decisão

No estudo “The Foreign-Language Effect: Thinking in a Foreign Tongue Reduces Decision Biases”  publicado pela Universidade de Chicago na revista Psychological Science, o processo de raciocinar em outra língua é apontado como responsável por diminuir inconsistências cognitivas e melhorar as tomadas de decisões. 

3) Percepção mais aguçada

Na Espanha, com a pesquisa “A Case Study On The Linguistic Profile And Self-perception Of Multilingual University Students” da Universidade Pompeu Fabra, concluíram que  pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras, mantém o foco, filtram o que não é importante, tem melhores desempenhos ao identificar informações erradas e problemas que falantes de uma só língua não percebem.

4) Habilidade multitarefa

Em “Juggling Languages can Build Better Brains”  estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pesquisadores sugerem que dominar vários idiomas ajuda a desenvolver a famosa capacidade multitarefa, isso ocorre porque o cérebro já está acostumado ao exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas para completar raciocínios e executar ações.

5) Menos tendência a ter Alzheimer

Não apenas um, mas vários estudos sobre Alzheimer (transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória) trazem conclusões de que, em adultos que falam só uma língua, a idade média para a manifestação dos primeiros sinais da doença é mais precoce, em torno dos 71 anos. Uma dessas pesquisas é “Bilingualism Delays age at Onset of Dementia, Independent of Education and Immigration Status” publicada na revista Neurology, sendo o maior estudo documentando sobre o atraso no início da demência em pacientes bilíngues e organizado por subtipos de sintomas.

Ciente dos  benefícios comprovados para a aprendizagem de um novo idioma, dê uma chance para uma nova língua.No Ensino Médio do Colégio Excelência  ofertamos a Língua Inglesa e o Espanhol para nossos alunos. Venha exercitar seu cérebro e tenha uma excelente memória e grandes chances no mercado de trabalho e na vida acadêmica.

Fonte: Giphy

 

Informativos e Eventos
Unidade Bocaiuva
Unidade Montes Claros
Menu