O que é a educação climática?

Educação

A educação climática é um assunto importante a ser debatido na sala de aula, especialmente porque o aquecimento global é uma realidade preocupante no mundo inteiro. Por isso, o papel da educação é fundamental para ampliar esse assunto, ajudando os alunos a compreender os impactos dessa crise climática e como os jovens são necessários como agentes da mudança se forem capacitados desde a infância a melhorarem o comportamento em relação ao meio ambiente.

O que é Educação Climática?

É educar as crianças, jovens e adultos sobre as questões ambientais e procurar fazer que eles desenvolvam uma cultura de cuidado com o meio ambiente. È preciso que as escolas abordem temas como utilizar os princípios ambientais , como usar a energia de forma eficiente, uso correto da água evitando o desperdício, ensinar o plantio de árvores, coleta seletiva, reciclagem, preservação da fauna e flora, e principalmente passem a entender sobre conceitos ambientais.

Alguns conceitos ambientais ensinados nas escolas:

Aquecimento global -aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera.
Gases de efeito est- Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC) que são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.;

Energia renovável-são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, hídrica (energia da água dos rios), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas)
Desmatamento – é um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. Além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.
Reciclagem:é um processo por meio do qual objetos já utilizados são transformados em matéria-prima para a criação de um novo produto. Na reciclagem, conseguimos reinserir um resíduo no ciclo produtivo, o que tem um impacto muito positivo no meio ambiente.

Empregos verdes –  são aqueles que reduzem as emissões de carbono lançado na atmosfera e trabalham de forma sustentável, produzindo e prestando serviços  que auxiliam no combate ao aquecimento global e na preservação do meio ambiente.

Consumo sustentável – envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

Desenvolvimento sustentável– é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, o qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima

Existem grandes fontes para o enriquecimento do conteúdo sobre educação climática como a UNICEF, a Unesco que são instituições que visam uma alfabetização climática. A Organização Meteorológica Mundial – OMM, também traz uma série de vídeos falando do aquecimento global e plataformas como a Educaclima

O sucesso desse tipo de iniciativa depende de toda a comunidade escolar, pais alunos, professores e colaboradores, cada um fazendo a sua parte. São pequenas ações e aprendizado que vão proporcionar grandes mudanças benéficas ao meio ambiente.

Informativos e Eventos
Unidade Bocaiuva
Unidade Montes Claros
Menu