Metaverso: Saiba mais sobre essa nova tecnologia

Atualidades, Notícias

A palavra do momento em tecnologia é o Metaverso, uma forma de unir os espaços físicos e digital num único ambiente virtual.

O Metaverso precisa de uma plataforma de realidade virtual para funcionar em que as pessoas interagem por meio de avatares olográficos em 3D, vídeos, óculos em 3D, e acessam o mundo digital num universo em três dimensões.

Silvio Meira, professor extraordinário da Cesar School e cientista chefe da TDS Company, publicou o texto “Definindo o Metaverso”. De acordo com o Silvio, o metaverso é digital por definição, ou seja, as dimensões digitais e sociais se juntam com a dimensão física e criam um ambiente digital, onde tudo acontece. E é esse universo físico que pode ser estendido, aumentado, modificado ou restringido pelo digital. O metaverso é essa combinação de abstrair e ir para um próximo nível (meta), onde há coisas e agentes, no virtual, que podem afetar o universo concreto e vice-versa.

À medida que o metaverso se expande, ele oferecerá um mundo alternativo hiper-real para o indivíduo coexistir. Para acessar a essa nova tecnologia é preciso além de um computador ou celular, ter também óculos de realidade virtual com imagens imersivas em 360 graus.

A rede social facebook já aderiu ao metaverso e criou a empresa Meta, com a finalidade de criar o seu próprio universo.

Em 2021, especialmente a partir do segundo semestre, os tokens relacionados ao metaverso passaram a se destacar no universo criptomoeda e tiveram grande valorização. Parte do impulso veio dos jogos play-to-earn, onde o usuário tem experiências mais reais, o que aumenta sua motivação e engajamento.

Já existem plataformas virtuais como a criptomoedas com vendas de lotes virtuais com um universo digital completamente voltado para o blockchain, que são cadeias de blocos onde cada um contém um arquivo e um hash, para garantir sigilo nas informações

Mas outras aplicações se destacaram, nas mais diversas áreas: arte, medicina, venda de terrenos virtuais e identidade digital são apenas alguns dos principais exemplos.

As possibilidades de aplicação do Metaverso são inúmeras, veja algumas delas:

Na medicina, estão sendo desenvolvidas: cirurgias à distância,
No vestuário: roupas que podem medir o nível de temperatura e transpiração do corpo humano,
Na educação: cursos nos quais os alunos não precisam de corpos reais para aprendizado
No universo corporativo: vários usos são possíveis, desde reuniões com interação pessoal/ virtual entre os participantes, até treinamentos mais especializados, que podem ser feitos à distância.
Na indústria automotiva e na gestão de armazéns logísticos a tendência é bastante promissora.

Alguns especialistas acreditam que milhares de pessoas estarão no metaverso de alguma forma até 2030. Mas, para isso, muita coisa ainda precisa acontecer.

Informativos e Eventos
Unidade Bocaiuva
Unidade Montes Claros
Menu