Conheça as principais mudanças no Novo Ensino Médio

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Será que muita coisa vai mudar com esse novo Ensino Médio? E, afinal,  isso vai impactar de que forma na vida dos alunos?

Pois bem, o Novo Ensino Médio trata-se de um Projeto do Governo Federal, aprovado em 2017 e que foi implementado no início do ano letivo nas escolas públicas e privadas a partir deste ano de 2022, mas como o processo será gradual, poderá se estender até 2024. O Novo Ensino, alterou a carga horária, a formação curricular dos estudantes, a organização escolar e a estrutura pedagógica.

A carga horária foi ampliada e o currículo tornou se mais flexível. Além das matérias gerais da Base Nacional Comum curricular, os alunos vão ter acesso a itinerários formativos, que são disciplinas  mais direcionadas para   a formação técnica ou profissional . E esses itinerários podem vir também em forma de oficinas, projetos de vida, de acordo com a realidade dos estudantes.

E, com essa novidade veio mudanças, vamos ver quais foram:

Principais mudanças previstas no Novo Ensino Médio:

  •  Aumento da carga horária   a ser distribuída entre dois tipos de formação:  geral   que é destinada a todos os alunos e deve ter no máximo 1.800:00  e formação específica  que são os  chamados itinerários formativos, precisa ter pelos menos 1.200:00 h
  •  Os itinerários formativos abrangem as grandes áreas de conhecimento — Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias — e a formação técnica e profissional
  • O novo Ensino Médio fica mais flexível e o aluno tem a possibilidade de preparar melhor para uma carreira profissional, tendo mais conhecimento por assim com as áreas que mais lhe interessam.
  • Além de ver todas as disciplinas do núcleo comum , com estes itinerários, os estudantes poderão escolher uma área para aprofundar os conhecimentos ao longo do ensino médio, seja para o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento, seja para a formação técnica e profissional.
  • Na prática, a Base Nacional Comum Curricular prevê para o ensino médio que 60% dos conteúdos sejam estudados correspondam às normas BNCC, no que foi chamado de áreas de conhecimentos, em substituição às disciplinas. Os demais 40% ficam dedicados às áreas específicas que o aluno deve escolher entre os itinerários formativos.
  • Os itinerários formativos vao ser escolhidos pelos alunos de acordo com seu interesse, projetos de vida e de carreira. Afinal, o aumento do tempo na escola disponibiliza mais recursos para os alunos se aprofundarem em conhecimentos específicos que vão agregar valor na decisão sobre seu futuro profissional.
  • As escolas poderão promover atividades que incentivem a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o pensamento crítico, a compreensão e o exercício da empatia, tudo isso aliado às ferramentas tecnológicas.
  • Os  professores e coordenadores  devem oferecer apoio e orientação individual aos alunos nessa nova modalidade de Ensino, que  agora tem conceitos  fortes de diversidade e protagonismo. E , desse modo, ajudá-los a descobrir qual a área mais adequada Desse modo ajudando-as a descobrir o que é mais adequado a cada perfil, de modo que possam atingir os seus objetivos de vida

Para mais  informações sobre o novo Ensino Médio, acompanhe os nossos posts que iremos manter vocês informados, para que não haja nenhuma dúvida, ao longo do ano e que a adaptação às novas diretrizes seja feita de forma bem tranquila e com boa aceitação.

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