Será que muita coisa vai mudar com esse novo Ensino Médio? E, afinal, isso vai impactar de que forma na vida dos alunos?
Pois bem, o Novo Ensino Médio trata-se de um Projeto do Governo Federal, aprovado em 2017 e que foi implementado no início do ano letivo nas escolas públicas e privadas a partir deste ano de 2022, mas como o processo será gradual, poderá se estender até 2024. O Novo Ensino, alterou a carga horária, a formação curricular dos estudantes, a organização escolar e a estrutura pedagógica.
A carga horária foi ampliada e o currículo tornou se mais flexível. Além das matérias gerais da Base Nacional Comum curricular, os alunos vão ter acesso a itinerários formativos, que são disciplinas mais direcionadas para a formação técnica ou profissional . E esses itinerários podem vir também em forma de oficinas, projetos de vida, de acordo com a realidade dos estudantes.
E, com essa novidade veio mudanças, vamos ver quais foram:
Principais mudanças previstas no Novo Ensino Médio:
- Aumento da carga horária a ser distribuída entre dois tipos de formação: geral que é destinada a todos os alunos e deve ter no máximo 1.800:00 e formação específica que são os chamados itinerários formativos, precisa ter pelos menos 1.200:00 h
- Os itinerários formativos abrangem as grandes áreas de conhecimento — Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias — e a formação técnica e profissional
- O novo Ensino Médio fica mais flexível e o aluno tem a possibilidade de preparar melhor para uma carreira profissional, tendo mais conhecimento por assim com as áreas que mais lhe interessam.
- Além de ver todas as disciplinas do núcleo comum , com estes itinerários, os estudantes poderão escolher uma área para aprofundar os conhecimentos ao longo do ensino médio, seja para o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento, seja para a formação técnica e profissional.
- Na prática, a Base Nacional Comum Curricular prevê para o ensino médio que 60% dos conteúdos sejam estudados correspondam às normas BNCC, no que foi chamado de áreas de conhecimentos, em substituição às disciplinas. Os demais 40% ficam dedicados às áreas específicas que o aluno deve escolher entre os itinerários formativos.
- Os itinerários formativos vao ser escolhidos pelos alunos de acordo com seu interesse, projetos de vida e de carreira. Afinal, o aumento do tempo na escola disponibiliza mais recursos para os alunos se aprofundarem em conhecimentos específicos que vão agregar valor na decisão sobre seu futuro profissional.
- As escolas poderão promover atividades que incentivem a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o pensamento crítico, a compreensão e o exercício da empatia, tudo isso aliado às ferramentas tecnológicas.
- Os professores e coordenadores devem oferecer apoio e orientação individual aos alunos nessa nova modalidade de Ensino, que agora tem conceitos fortes de diversidade e protagonismo. E , desse modo, ajudá-los a descobrir qual a área mais adequada Desse modo ajudando-as a descobrir o que é mais adequado a cada perfil, de modo que possam atingir os seus objetivos de vida
Para mais informações sobre o novo Ensino Médio, acompanhe os nossos posts que iremos manter vocês informados, para que não haja nenhuma dúvida, ao longo do ano e que a adaptação às novas diretrizes seja feita de forma bem tranquila e com boa aceitação.