O Novo Ensino Médio trouxe uma forma diferente de trabalhar os conteúdos voltados para a inteligência emocional. As habilidades socioemocionais ocupam lugar de destaque, uma vez que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular.
As habilidades socioemocionais dizem respeito ao conjunto de habilidades que regulam o pensamento, emoções e comportamento das pessoas. É necessário desenvolver essas habilidades na comunidade escolar para o controle consciente das emoções dos alunos e melhoria dos relacionamentos interpessoais.
As escolas particulares e estaduais já começaram a desenvolver esses conteúdos em forma de itinerários formativos em diferentes disciplinas. Essa inovação foi incorporada ao Ensino Aprendizagem a partir desse ano de 2022, e certamente, vai ser um importante aprendizado que os alunos levarão para a vida adulta.
O programa de aprendizagem socioemocional auxilia os alunos a desenvolverem comportamentos como gentileza, compartilhamento e empatia. E além disso melhora as atitudes dos alunos em relação à disciplina, a depressão e ao estresse.
Um programa de aprendizagem socioemocional eficaz inclui práticas coordenadas entre sala de aula, escola, família e comunidade, ajudando os alunos a desenvolverem as cinco habilidades principais a seguir:
Autoconsciência: capacidade de perceber os próprios sentimentos e reconhecer como eles podem afetar os próprios valores e comportamentos.
Autogestão: Disciplina para realizar as tarefas, capacidade de definir metas pessoais e estudantis e trabalhar focado nesse propósito.
Consciência Social: capacidade de entendimento, aceitação e empatia a todos sem distinção.
Habilidades de Relacionamento: capacidade de manutenção de relacionamento recíproco e saudável com diferentes indivíduos ou grupos.
Decidir com Responsabilidade : capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamentos éticos baseados em regras sociais e relacionamentos.
Sugestões de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais:
. Orientar na criação de um diário;
. Incentivar atividades de artes;
. Abordar em sala-de-aula a importância do controle das emoções, analisando comportamento de personagem de livro, por exemplo;
. Delegar responsabilidades para que os alunos possam entender que tem que ter disciplina e comprometimento;
. Discutir sobre questões temáticas como diversidade cultural, racismo, preconceito, violência, para que os alunos desenvolvam a tolerância, aceitação e inclusão;
Aprender habilidades socioemocionais é tão necessário quanto o aprendizado de Matemática, Português, Ciências e demais disciplinas, pois são indispensáveis para um desenvolvimento integral do ser humano.