12 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro: Saiba mais sobre  o mercado de trabalho atual dessa profissão.

Eventos

 O dia 12 de maio tem um significado histórico para a enfermagem Foi nessa data, em 1820 que nasceu Florence Nightingale,  a profissional que é provavelmente a mais reconhecida da área, considerada a fundadora da enfermagem, pioneira no tratamento a feridos de guerra e criadora da primeira escola de enfermagem do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres.

Se a vida de enfermeiro já era desafiadora, agora com a pandemia, a sua importância só cresceu. A pandemia do novo coronavírus impõe inúmeros desafios, principalmente, a quem atua na linha de frente com os infectados. Ser enfermeiro virou um ato de coragem e amor à profissão, além de ajuda ao próximo.

Esperamos que, depois que tudo isso passar, cada vez mais a Enfermagem seja valorizada e respeitada por todos. Pois, estes heróis  dão o seu melhor para os pacientes internados  no hospital, e a maioria fazem tudo com amor e dedicação.

Mercado de trabalho

Para ingressar na área, o técnico de enfermagem precisa dedicar-se ao curso técnico por um período específico. Por isso, é muito importante contar com um curso apropriado, que responda aos seus desejos de expansão e ofereça qualidade na sua formação.

O profissional formado em enfermagem pode  atuar:

  • Na rede básica de saúde, em escolas e creches, empresas, hospitais, clínicas e ambulatórios.
  • No setor HOME CARE, prestando assistência a pacientes idosos ou com mobilidade reduzida;
  • Nos clubes esportivos e empresas, prestando atendimento para alunos, atletas e colaboradores;
  • Na integração em equipes multidisciplinares que se dedicam à promoção da saúde coletiva.
  • Pode fazer atendimento em domicílio, consultórios, cuidar de idosos.

Segundo a fonte de pesquisa de 2021 da Fiocruz/Cofen  há 380.273 enfermeiros ativos. A maior dificuldade de se conseguir empregos é a falta de experiência profissional. A jornada de trabalho da maioria é de 40 horas semanais. Na rede estadual e municipal se concentram a maioria dos profissionais. Ganham de 2,000,00 a 3.000,00 reais

O reconhecimento à dedicação dos profissionais de enfermagem foi reforçado no dia 4 de maio deste ano. Os deputados aprovaram o projeto que cria o piso salarial da categoria, no valor de 4.750 reais. A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento. 

 

Informativos e Eventos
Unidade Bocaiuva
Unidade Montes Claros
Menu