O ENEM é um processo seletivo que avalia o aluno de uma maneira geral, abrangendo todas as áreas do conhecimento, inclusive atualidades, que tem um peso muito importante na redação ou até mesmo em questões do ENEM 2022.
Por isso, vamos tratar aqui de possíveis temas . Aproveite para treinar desenvolvendo uma redação. Ao terminar, mostre para seu professor e veja como está o seu desempenho.
1- As consequências da pandemia
A pandemia mudou a vida do mundo inteiro, por isso pode ser um tema que venha com força total no ENEM de 2022, e esse tema pode vir sob o um variado tipo de abordagem como:
- A educação é afetada por falta de adesão ao acesso remoto por muitos alunos o que contribuiu para o baixo rendimento, desistência e reprovação escolar
- Crescimento da violência doméstica e exploração sexual infantil dentro das famílias
- Aumento do índice de pessoas com problemas mentais decorrentes da pandemia. O isolamento social aumentou o número de casos de ansiedade, depressão e vários transtornos de pânico
- O desemprego e a miséria aumentaram consideravelmente com a pandemia.
- Como o sistema de saúde foi afetado com a pandemia: Houve investimento em Ciência, vacina? Qual a situação da saúde? Como isso afetou a crise nos hospitais, o esgotamento dos profissionais de saúde ou em contrapartida, pode ser pedido para falar sobre o negacionismo da ciência, o descrédito na vacina, os mais de 600 mil mortos e as novas variantes
2 Crise energética no Brasil
A crise energética no Brasil, no ano de 2021, foi um momento de dificuldade de abastecimento de energia e gerou consequências como o enfraquecimento da economia e o aumento de custos para o consumidor. Aliado a esse problema, vem a crise hídrica , houve baixos níveis nos reservatórios, muitos apagões e reajuste de contas de energia. Em 90 anos, essa foi a pior crise que aconteceu no Brasil , e é por isso que você deve prestar atenção a esse tema. Uma crise energética faz com que apareçam várias outras crises, em especial no campo econômico, uma vez que o abastecimento de energia é primordial para o desenvolvimento das atividades produtivas.
3 – O desafio da Inclusão no esporte e na educação
O Brasil teve recordes de medalhas nas Paralimpíadas em Tóquio. Foram 22 medalhas de ouro, 20 pratas e 30 bronzes. O país encerrou os jogos na sétima colocação do ranking mundial. Foi em Tóquio que o Brasil chegou a sua 100ª medalha de ouro na história dos Jogos Paralímpicos.
E porque é importante saber disso? É importante porque o tema da prova do ENEM pode ser sobre inclusão. E a paraolimpíada vem reforçar essa inclusão e o Novo Ensino Médio também que traz os conteúdos voltados para educação sócio emocional, traz questões relacionadas ao ao relacionamento, a cooperação, a compreensão e o exercício da empatia.
4- Sobre a Diversidade
O conceito de diversidade é a qualidade do que é diverso, conjunto de coisas ou pessoas que integram um todo. O Brasil é um pais com gente de todas as etnias, religiosidade, cultura, sexo, tudo é muito diverso. E, temos que saber conviver com essas diferenças .Quando não aceitamos a diversidade, fortalecemos a indiferença, o preconceito, o racismo e a xenofobia. Conviver com a diversidade é um aprendizado que exige de nós adaptação, respeito e compreensão. Isso é pensar “fora da caixa” é compreender, aceitar o outro em sua singularidade. Isso faz parte do processo de inclusão.Há dez anos, o Brasil tem o título que mais pode nos envergonhar como brasileiros, o de ser o país em que mais se mata travestis e transexuais no mundo. O que podemos fazer para compreender essa diversidade, como ser mais empático, como combater esse preconceito? Pois bem, esse é um tema importante que pode ser assunto na prova do ENEM.
5- Atualidades: Sobre a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia é antiga. A Ucrânia faz parte Império Russo, e em 1919 virou uma República da União Soviética . Em 1994,ficou independente , com o colapso do Bloco Soviético. Moscou não aceita a independência ucraniana. Os russos são contra a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, o desejo de Vladimir Putin, presidente da Rússia, em restabelecer a zona de influência da União Soviética.
Em 2014, a cidade Crimeia pertencente à Ucrânia foi anexada ao território Russo e houve uma tensão política entre Donetsk e Luhansh, repúblicas apoiadas pela ex-União Soviética, e desses conflitos resultaram 14 mil mortos.
Ao longo das últimas duas décadas, a Ucrânia vem tentando realizar movimentos de aproximação com a União Europeia e com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas os russos entendem essa aliança como uma ameaça. Em fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa ucraniano estimou a presença de mais de 115 mil soldados russos que chegaram à Ucrânia por terra, mar e ar e está demonstrando toda a sua força militar.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chegou ao 17º dia em 12 de março com novos ataques russos, principalmente na região de Kiev, a capital ucraniana. Em Melitopol, o prefeito da cidade foi preso pelas forças russas e houve um protesto foi registrado na cidade em razão da detenção do político. Alemanha e França estão pressionando a Rússia para uma trégua imediata. O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, diz que a Ucrânia comete “violações flagrantes” do direito humanitário.
Então, pessoal, nas próximas postagens traremos mais temas importantes e a partir deles vocês devem desenvolver suas próprias ideias relacionadas ao assunto. Gostou da informação?